domingo, 16 de setembro de 2012

Quem são os demônios?

Os deuses famosos da antiguidade, tanto no Egito quanto na mesopotâmia, bem como os da mitologia africana, são na realidade demônios que nunca deixaram em paz o homem, seu alvo principal.

Os demônios em sua maioria, personificam os males; atuam como espirito sem cor, sem sexo, sem dimensões; enfim, sem corpos. Procuram seres vivos para através deles se exprimirem. Como não possuem corpos, vivem se apossando daqueles que não tem cobertura de Deus.

Possuem os seres humanos não somente para afastá-los de Deus, mas também porque desejam se expressar no mundo físico onde vivemos. São entidades espirituais que atuam organizadamente, atingindo e destruindo constantemente a humanidade, tendo satanás por chefe.

O homem, como já afirmamos,
é o alvo principal dos demônios, pois, criado a imagem e semelhança de Deus, tem o privilégio de se expressar através dos 5 sentidos, que o fazem distintos de todos os animais. Os demônios, em casos especiais, utilizam-se dos animais para possuírem as pessoas, como está registrado no evangelho de Mateus 8: 31
E os demônios rogaram-lhe, dizendo: Se nos expulsas, permite-nos que entremos naquela manada de porcos.
 Satanás
A bíblia descreve satanás como um anjo caído do céu. Quando foi criado, recebeu a unção de "querubim da  da guarda", sendo o chefe de todos os demais anjos. Tinham acesso à presença de Deus e era chamado de "filho da manhã" e "estrela da manhã".

A palavra "Lúcifer" significa "cheio de luz". Lúcifer era coberto de pedras preciosas e andava no brilho delas; era perfeito em sabedoria e em formosura, e foi ungido para proteger, tendo sido estabelecido no monte santo de Deus.

No capítulo 28 do livro de Ezequiel encontramos uma descrição completa da figura de satanás, onde se pode compreender a sua posição diante dos demais anjos. Lúcifer foi assim até que se achou iniquidade nele. Essa iniquidade se deve basicamente ao orgulho, pois ele desejava, no seu coração, ficar acima das estrelas e estabelecer um trono acima do trono de Deus.

Desejava no mínimo, ser semelhante ao altíssimo; queria assumir o trono de Deus e o Seu lugar. Por isso foi expulso dos céus, juntamente co todos os seus seguidores. Em referência a Lúcifer o profeta Isaías diz o seguinte:
Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. (Isaías 14:12-15)
Lúcifer foi lançado por terra e levou com ele uma grande parte dos anjos. Tornou-se diabo ou satanás, e os que o acompanharam se tornaram demônios.
Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo; E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios; (2 Pedro 2:4-5)
E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; (Judas 1:6) 
Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. (Tiago 2:19 )
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; (Mateus 25:41)
Quando no princípio Deus criou os céus e a terra, ele o fez em toda a sabedoria e resplendor. Tudo foi muito bem planejado; os céus e a Terra foram criados com perfeição. Nada era disforme; tudo foi feito corretamente e tudo estava em seu lugar. Não sabemos há quantos milhões de anos o mundo foi criado; a narrativa de Gênesis 1, entretanto, está de acordo com as mais recentes descobertas da Ciência.

Interessante é  quando Deus criou todas as coisas, a Bíblia declara que a Terra "estava sem forma e vazia", e que "havia trevas sobre a face do abismo". Isto se deve ao estado caótico do mundo, que havia passado por uma grande convulsão. Foi a rebelião de satanás que causou tão grande cataclismo na Terra, deixando-a sem forma e vazia. Da mesma forma podemos avaliar a obra de satanás na vidas das pessoas.

Deus fez o homem perfeito, porém o diabo, a quem o Senhor Jesus associa ao ladrão (João 10:10), mata, rouba e destrói a criatura, quando esta, sem forças para resistir, não está em harmonia com o criador e fatalmente pode ser derrotada:
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. (João 10:10)
Fonte: Livro orixás, caboclos e guias de Edir macedo

0 comentários:

Postar um comentário