quinta-feira, 12 de julho de 2012

Orixás, Caboclos e Guias: Deuses ou Demônios?

 O povo brasileiro herdou, das práticas religiosas dos índios nativos e dos escravos oriundos da África, algumas religiões as quais vieram a ser reforçadas mais tarde com doutrinas espiritualistas, esotéricas e tantas outras, que tiveram mestre como Frans Anton Mesmer, Allan Kardec e outros médiuns famosos.

 Houve, com o decorrer dos séculos, um sincretismo religioso, ou seja, uma mistura de mitologia africana, mitologia indígena brasileira, espiritismo e cristianismo, que criou ou favoreceu o desenvolvimento de cultos fetichistas, como a Umbanda, a Quimbanda e o Candomblé.

 Não vamos falar sobre cada uma dessas ramificações, pois este blog tem a finalidade principal de esclarecer o leitor em relação a verdade que está escondida por detrás de tudo isso, sem a preocupação de transmitir ensinamento sobre esses culto

De demônios a deuses


 Os demônios sim, existem: são espíritos sem corpos, anjos decaídos, rebeldes, que atuam na humanidade desde o princípio, com a finalidade de destruí-a e afastá-la de Deus.

 Esses anjos decaídos têm enganado o homem a milhares de anos. Nas religiões mais remotas, tais quais o vedismo,o bramanismo e o hinduísmo (2000 A.C), já se encontram evidências de sua existência, ora repudiados como verdadeiros demônios, ora adorados como deuses. Tanto nas religiões hindus, egípcias e babilônicas quantos nas nativas da África e outras religiões os demônios têm sido evitados ou adorados.

 No Brasil, em seitas como Vodu, macumba, quimbanda, candomblé ou umbanda os demônios são adorados, agradados e servidos como verdadeiros deuses. No espiritismo mais sofisticado, eles se manifestam mentindo, afirmando serem espíritos de pessoas que já morreram. Fazem-se também passar por espíritos de pessoas da própria família dos que se encontram nas reuniões, quando são invocados para "prestar caridade" ou receber uma "doutrina". 

De deuses a demônios


 No candomblé, Oxum, Iemanjá, Ogum e outras entidades são verdadeiros deuses a quem os adeptos oferecem trabalhos para agradar, quando alguma coisa não está indo bem ou quando deseja receber algo especial.

 Na Umbanda, os deuses são os Orixás, considerados poderosos demais para serem chamados a uma incorporação. Os adeptos preferem chamar os "espíritos desencarnados" ou "espíritos menores" ( Caboclo, Pretos velhos, erês etc), para os representarem e a estes obedecem e fazem os seus sacrifícios e obrigações.

 Na Quimbanda, os deuses são exus, adorados e servidos no intuito de alcançar alguma vantagem sobre  sobre um inimigo ou até mesmo algo imoral, como conquistar a mulher ou o marido de alguém, obter favores por meios ilícitos etc.

 No Kardecismo e nas demais religiões espíritas ou espiritualistas, os demônios se apresentam como espíritos evoluídos ou ainda em evolução, que precisam de doutrina. Na maioria destes cultos, eles são invocados para prestar caridade, seja praticando o curandeirismo ou transmitindo mensagens que vão "iluminar" os adeptos 

A Realidade


 Na realidade , orixás, caboclos e guias, sejam lá quem forem, tenham lá o nome mais bonito, não são deuses. Os exús, os pretos-velhos, os espíritos de crianças, os caboclos ou os "santos" são espíritos malignos sem corpos, ansiando por acharem um meio para se expressarem neste mundo, não podendo fazê-lo antes de possuírem um corpo.

 Por isso procuram o corpo humano, dada a perfeição de funcionamento de seus sentidos. Existem casos em que, por força das circunstâncias, eles chegam a possuir animais, para cumprirem seus intentos perversos.

E os demônios rogaram-lhe, dizendo: Se nos expulsas, permite-nos que entremos naquela manada de porcos. (Mateus 8:31)

 Um demônio é uma personalidade, pois anda errante procurando corpos que possa possuir para, através deles, cumprir sua missão maligna. Os orixás, os caboclos e os guias, na realidade, nunca fazem bem em favor do seu "cavalo". Exigem obediência irrestrita e ameaçam de punição aquele que não estiver "andando na linha". Vivem castigando e não tem benção alguma para dar.

 Pessoas bem-intencionadas passam anos e anos acreditando de todo coração nos poderes dos orixás e dos pretos velhos. O que vêem, no entanto, nunca as satisfaz O diabo, organizador de tudo isso, engana a humanidade Com rituais, danças e oferendas, induz o ser-humano abrir sua vida às forças do inferno, de modo que a pessoa fica escrava dos espíritos, pagando um preço incrivelmente alto pelos pequenos favores recebidos.

 Muitas pessoas piedosos são enganadas pelos demônios. A alma da mãe-de-santo, por exemplo, é vendida ao orixá.Há uma chantagem diabólica nesse meio, que obriga a pessoa que "faz o santo" a renunciar, enquanto vive, a todas as coisas inclusive a salvação. Há um temor imenso entre os praticantes desta seita em deixá-las, por causa das ameaças feitas. Muitas vezes eles rejeitam convites de reuniões de libertação em igrejas evangélicas, motivados por este medo que lhes é imposto.

 Existem centenas de pais-de-santos que foram enganados pelos espíritos malignos anos a fio, depois de assistirem a uma reunião, motivados por programas de televisão ou rádio, transformaram-se em novas criaturas. Verificaram que os orixás, os caboclos e os guias, aos quais devotaram tão grane estima, não possuíam nenhum poder em relação àquele que está em Cristo.

 Decepcionaram-se quando constataram que os mais fortes "protetores" com quem contavam não passavam de demônios, que na igreja, caíam de joelhos e obedeciam as ordens do dirigente da reunião. Impressionaram-se quando ouviram os próprios orixás e caboclos confessarem diante da multidão que não passam de demônios, cuja missão é enganar, arrasa e destruir os seus "cavalos".

 Essas pessoas encontraram em Jesus Cristo a única e verdadeira fonte de poder. Deram um basta a uma vida de opressão, cansaço e desilusão; quebraram os gongás, fecharam os terreiros, destruíram as imagens e os objetos fetichistas, adquiriram uma bíblia, onde aprenderam que Deus condena aos espíritos que dizem ser de pessoas mortas.

 Você amigo leitor, também pode deixar isso de lado e se tornar uma nova criatura. A bíblia condena todas as práticas da umbanda do candomblé, do espiritismo de um modo geral.Tanto no antigo testamento quanto no novo, encontramos versículos bíblicos mostrando a desaprovação de Deus a essas práticas enganosas e diabólicas:
Com deuses estranhos o provocaram a zelos; com abominações o irritaram.

Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, aos quais não temeram vossos pais.Esqueceste-te da Rocha que te gerou; e em esquecimento puseste o Deus que te formou (Deuteronômio 32:16-18)
E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; (Marcos 16:17)
E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. (Lucas 10:17)
Fez ele também passar seus filhos pelo fogo no vale do filho de Hinom, e usou de adivinhações e de agouros, e de feitiçarias, e consultou adivinhos e encantadores, e fez muitíssimo mal aos olhos do SENHOR, para o provocar à ira. (2 Crônicas 33:6)

 Fonte: Livro Orixás, Caboclos e Guias escrito por Edir Macedo.

0 comentários:

Postar um comentário